Mary Quant

A estilista nasceu no dia 11 de fevereiro de 1934, em Blackheath um subúrbio londrino. Desde pequena não gostava das roupas que usava, principalmente das roupas de ballet, assim na sua juventude começou a desenhar suas próprias roupas.

Em 1955, quando estava concluindo seu curso de artes, juntou-se com seu marido Alexander Plunket Greene e um amigo, Archie McNair, e abriram a Bazaar, uma loja de roupa na Kings Road. Uma das ruas mais badaladas posteriormente, influenciada pelo movimento punk.

Assim, Mary começou a fazer as roupas para vender na loja, inspirada pelos movimentos pacifistas da época e no desejo de libertação das mulheres. O sucesso foi tanto, que tudo que ela colocasse para venda na loja vendia. Em poucos anos, Mary Quant abriu 150 filiais na Inglaterra, 320 nos EUA e milhares de pontos de venda no mundo todo.

A história da minissaia tem suas controversas, André Courrèges e a John Bates também dizem que foram os criadores dessa peça. Mary Quant diz sobre o assunto o seguinte “Talvez Courrèges tenha feito a minissaia primeiro mas, se o fez, ninguém a usava.”

Foi por causa dela que vários elementos da década de 60 se popularizaram, como a minissaia, os hot pants, as collants coloridas e a máscara waterproof. Sua marca de maquiagem é conhecida até hoje, seu estilo alegre e elegante fez com que sua marca expandir muito. Outra marca registrada, era o seu corte de cabelo em estilo cogumelo que começou a fazer a cabeça das jovens da época.

Em 1966, a rainha Elizabeth II a condecorou com a Ordem do Império Britânico, prêmio que ela recebeu vestindo mais uma de suas criações.

Aos 78 anos resolveu escrever sua autobiografia, Mary Quant: My Autobiography, contendo suas melhores lembranças de sua vida.

site: http://www.maryquant.co.uk/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: